Como viabilizar um evento sem aquele orçamento dos sonhos?

Orçamento para evento

Marketing agora! - Por Vai Ali

20/04/2020

Há uns dias atrás, enquanto relatava os desafios de organizar e promover um evento, ouvi a seguinte frase, “mas precisa de curso?”. Bom, meus caros leitores, eu afirmaria que curso não é imprescindível, mas experiência é fundamental para um evento bem sucedido.

No marketing, eventos são opções muito valiosas e interessantes para você se aproximar de seu público. Seja em patrocínio (o que é recomendável para marcas que desejam criar mais consciência/lembrança na mente dos consumidores), eventos corporativos (direcionados para fortalecer os laços com sua equipe e fornecedores) ou participação em feiras e exposições (também chamado de Trade Marketing, focado na promoção para canais de distribuição ou vendas).

Os eventos aproximam canais, pessoas e marcas. Conforme seu objetivo, é sugerido incluí-lo em seu planejamento. Contudo, muitas empresas esbarram em dificuldades ligadas ao orçamento, e isso é totalmente compreensível, levando em conta porte e capital de giro. No entanto, existem formas de viabilizar o seu evento. Já pensou em fazer parcerias ou permutas?

Desde que me formei (lá em 2012), utilizo eventos como forma de aproximação com clientes e também para fortalecimento de marca. É fato que a projeção e alcance, criados por esses momentos, são indiscutíveis. Mas nem sempre tive apoio daquele “orçamento dos sonhos”. Pelo contrário, na maioria das vezes, meu budget era extremamente limitado. Minha opção sempre foi criar canais para realizar os eventos com excelência e para isso fazia uso de parcerias.

Essas parcerias são desenvolvidas da seguinte forma, levando em conta o estilo e a proposta do evento e o perfil das marcas convidadas. Não vamos convidar uma grife de alta costura para um evento de moda popular. Todas as marcas tem que conversar entre si e com o evento.

Para te ajudar, fiz uma listinha de dicas

Crie sua apresentação do evento

Apresentação É TUDO! Monte sua proposta de forma clara e simples. Inclua o objetivo de seu evento, onde e quando será realizado, público alvo e porque você quer que essa marca X esteja presente. Ilustre com imagens e deixe a apresentação com layout clean e bem feito. O seu prospect tem que sentir-se seduzido a participar.

Tenha em mente valores mas esteja aberto a negociar

Todo evento tem um orçamento e é crucial que você tenha esses valores fechados. Inclusive fazer uma planilha com os custos/despesas e valor em caixa no Excel, ajuda muito. Na hora que for conversar com os seus futuros patrocinadores, não discuta valores, discuta ideias. Muitas vezes, o patrocinador pode se assustar com a quantia e não querer apoiá-lo, mesmo antes de conhecer sobre o projeto. Tenha em mente o que você espera, mas ouça atentamente e com a cabeça aberta, como essa marca pode contribuir.

Confiança e credibilidade

Torne a experiência para os seus parceiros, inesquecível (e positiva). Desde o fechamento do acordo, os comunique sobre as novidades e andamento do projeto. Mantenha a porta aberta para reclamações e sugestões. SEMPRE os ouça! Você quer que essa parceria perdure, então seja o parceiro perfeito para essa empresa.

Um evento bem organizado e realizado, ficará na lembrança de seus clientes, colaboradores ou fornecedores por muito tempo. Mas não se esqueça, planeje e realize levando em conta suas limitações financeiras, de pessoal e convidados. Ninguém quer pecar por perder o controle ou sair endividado.

Os eventos podem ser grandes estratégias de marketing para sua marca. Basta usá-los de forma inteligente e focando no bom planejamento. Assim, te garanto, você terá RESULTADOS!

marketing Priscilla Thenevet

Aprenda mais sobre marketing!

Marketing de relacionamento: oi, olá, alô?

O marketing está em tudo (e de olho em você)

Compartilhe: